Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

31 de maio de 2023

Amigas para sempre! Aliada e amiga de Socorro Waquim anuncia apoio a Diniar Veloso


Amiga dileta, cabo eleitoral e uma das confidentes politicas da ex-deputada Socorro Waquim - nem bem nem mal -, aguardou pelo o anúncio de que ela se lançará pré-candidata a prefeita pela disputa  de seu terceiro  mandato para a Prefeitura  de Timon, a Guarda Municipal Isa Mosane, anunciou, hoje, pelas redes sociais seu apoio a prefeita Dinair Veloso, a quem chama de "humanista, guerreira e religiosa', palavras que outros dias foram ditas em deferência a ex-aliada.


De acordo com  Isa Mosane, que foi moradora do Residencial Novo Tempo e presidente da Associação dos Moradores do  maior residencial em Timon construído pela gestão de Socorro, em post na sua página pessoal no instagram: "Hj venho aqui afirmar meu apoio cm servidora desse município a prefeita @dinairveloso q hj estar fazendo uma gestão humanizada cm o povo sou grata ao grupo q sempre caminhei da minha mãe amiga @depsocorrowaquim ao qual sempre vou ter meu maior respeito e gratidão à ela toda sua família q mora n meu coração amizade sempre vai continuar mas existem escolhas políticas na convicção de cada um hj minha escolha será caminhar cm a prefeita @dinairveloso @suelicapuama tenho certeza q nossa cidade está e vai continuar em boas mãos pq é uma mulher guerreira q sempre está pensando no próximo e q Deus abençoe esse novo caminho",disse.

Ninguém, nem ligada pelos laços comuns de amizade ou aliança politica entre as duas, quis comentar sobre o assunto, mas nas redes sociais, onde Isa participava nos grupos de pessoas ligadas a ex-prefeita, o assunto fervilha.



Henrique Júnior tem encontro com articulação política do governo Brandão


O bdronline registra uma das movimentações política na disputa pela Prefeitura de Timon que ainda não foi mencionada na imprensa, mas que pelo um olhar de relevância e do momento merece o registro.

Dia desses o pré-candidato a prefeito Henrique Júnior foi recebido em audiência para "sondagem" do governo em importante secretaria de Articulação do governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões.

De acordo com informações, o encontro serviu para "quebrar" o gelo, mas é um fato político que deixa a opinião pública ligada nos desdobramentos da conversa tratada na sala.

Governador anuncia UTIs para Uruçuí e Corrente

 


Encontro com lideranças da região serviu para ouvir demandas e prioridades


Na noite desta terça-feira (30), o governador Rafael Fonteles anunciou a instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), nos hospitais regionais de Uruçuí e Corrente. A novidade foi apresentada a lideranças das duas cidades, no Palácio de Karnak. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, participou das reuniões. Líderes de vários municípios do estado, estão sendo convidados a apresentarem ao governo, as principais reivindicações da população, para estruturação de um plano de ações prioritárias.

Junto com as UTI’s destinadas ao Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (HRSDA), em Uruçuí, e ao Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente, serão disponibilizadas equipes multidisciplinares para atendimento 24 horas.


“Vai ter anestesista e a possibilidade de ter várias cirurgias, como uma cesariana, uma cirurgia ortopédica. A UTI não é só para casos graves, vem uma equipe multiprofissional 24 horas por dia e sete dias por semana. Melhora o hospital como um todo. Não é por um critério populacional, mas por uma questão de distância” acrescentou Fonteles.

O governador também destacou investimentos nas áreas da educação, segurança e infraestrutura. A recuperação e manutenção da malha rodoviária da região, assim como a construção de novos trechos de rodovias, são consideradas ações prioritárias. O objetivo é proporcionar melhor locomoção, segurança e agilidade no escoamento dos grãos produzidos nos cerrados.

“Hoje recebemos os líderes de Uruçuí e Corrente, dois grandes e importantíssimos municípios do extremo sul do estado. Reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar em parceria com os líderes locais para melhorar a vida da população” disse o governador.





Entre os líderes de Uruçuí estavam: os vereadores Genival da Pensão; Patrícia; Marcelo do Sindicato e Zé Umberto; além das lideranças Sérvulo; Francisca; Elmar Leitão; João Carlos; Gleice; Alisson; Zé do Egito e Coronel Feitosa.

Da reunião com representantes de Corrente, participaram: os vereadores Aldenora; Cristóvão; Paulo Henrique e Gilmári; e ainda as lideranças Edilson; Filemon; Tertuliano Cavalcante; André Nogueira; Marenilton e Mússio, presidente do diretório municipal do PT.

Fonte/Ccom PI

.

Socorro Waquim deverá lançar pré-candidatura a prefeita de Timon nos próximos dias

 


Após concluir a missão de nomear a filha, a advogada Amanda Waquim, como juiz substituta do Tribunal Regional Eleitoral-MA pelo presidente Lula e ajuda de peso do senador e ministro Flávio Dino, a ex-deputada Socorro Waquim está com os olhos voltados novamente para a política.

De acordo com informações colhidas por este blog, a experimentada política timonense prepara para os próximos dias o lançamento de sua pré -candidatura a prefeita de Timon para concorrer ao seu terceiro mandato.

Socorro Waquim voltou a participar de eventos em Timon para sentir como anda o termômetro com os eleitores.

Terceiro lugar na última disputa, em 2020, há quem aposte que a representante dos waquins está igual aos leitoas, que têm votos cristalizados junto ao eleitorado Timonense, mas que não dá para se eleger mais numa conjuntura solo. A eleição de 2022, quando Luciano Leitoa e Socorro Waquim não conseguiram votos em Timon para juntar com os de fora e marcarem cadeiras no legislativo é outro termômetro que afirma muito desse diagnóstico eleitoral dos dois grupos na cidade.

Por trás também da estratégia de se lançar como pré-candidata, dizem também os socorristas, que essa será a forma da ex-deputada se descolar das afirmações de que ela e o Deputado Rafael são "carne e unha" e estão com alianças já formalizadas para 2024.

Em tempo: ainda não se sabe por qual partido lançará ela seu nome.

Socorro está no Progressistas, que em Timon e comandado pelos RAs e, e do partido a família não abre mão. Recentemente, seu marido, o ex-deputado federal Professor Sétimo, assumiu o comando do MDB de Timon, como, quando saiu do MDB disse a todos um "até breve", pode ser que Socorro esteja de volta ao partido de Roseana Sarney & Cia.

30 de maio de 2023

"Não só enricaram, mas continuam enricando com dinheiro público", diz Leandro Bello sobre a vida dos Leitoas: Pai e filho

Clique e ouça o áudio de parte da entrevista.

Em entrevista concedida á emissora local, em Timon, sábado último, o deputado estadual Leandro Bello diz que os ex-prefeitos Chico e Luciano Leitoa, pai e filho, capo do Grupo Politico Familiar durante esses mais de 30 anos de domínio e poder na Prefeitura de Timon, onde hoje detém o poder através da prefeita Dinair, cunha e tia dos leitoas, respectivamente. 

"Com certeza, não só enricaram nesses últimos anos que eles passaram com a prefeitura, mas vêm usufruindo, vêm, e  continuam enricando licitamente, vem usufruindo. A gente sabe, a gente que vive em Timon, a gente sabe que quem manda na prefeitura, quem manda no dia-a-dia, nesses contratos, quem indica as empresas aqui pra estarem trabalhando aqui, são eles: o Chico Leitoa e o próprio Luciano Leitoa", disse Leandro Bello.

O deputado concedeu entrevista ao programa do Galo, do radialista Jorge Simplício, que é um aliado de primeira hora dos leitoas, inclusive, através de seu time o Juventude, mantém convênio, desde a gestão de Luciano Leitoa e recebe recursos da prefeitura até hoje, mas que mesmo assim, como profissional da imprensa, não temeu fazer ou até incitar o entrevistado a entrar num assunto que é recorrente no meio politico, em Timon, de que os dois ex-prefeitos comandam a prefeitura com a indicação de contratos milionários dentro da gestão,

Recentemente, e por exemplo, a prefeita Dinair Veloso assinou contratação de gráfica por mais de um milhão de reais. A gráfica foi a mesma que recebeu nas duas campanhas, da prefeita em 2020 e de Luciano Leitoa, em 2022 a maior soma de dinheiro e recursos de campanha dos dois.

Muitos chegam a afirmar que a pessoa que chama-se Junior, e é quem trata dos contratos da gráfica, apesar de ser registrado como proprietário da gráfica seria ligado ao ex-prefeito Luciano Leitoa.

Em postagem recente num portal de Timon sobre os investimentos do ex-prefeito Chico Leitoa, que foi retratado como plantador de abacate em seu sítio por uma TV, comentários abaixo da reportagem fazem as seguintes indagações:








Carlos Brandão anuncia pagamento dos salários de maio para o dia 31

O governador Carlos Brandão anunciou que fará o pagamento dos servidores do Estado na nesta quarta-feira, 31 de maio. O comunicado foi feito por meio de redes sociais.


No texto, Carlos Brandão destacou que o Estado segue pagando os servidores até o fim do mês corrente.

“Informo que os salários relativos ao mês de maio serão pagos nesta quarta-feira (31). Assim, seguimos com o nosso compromisso de pagar em dia os servidores do Estado”, informou.

Desde que assumiu o governo do Maranhão, Brandão tem dado continuidade à iniciativa de pagar os salários dos servidores ainda no mês corrente, sem atrasos, como forma de valorizar o trabalho da equipe do Estado. Fonte/Secom-MA.

29 de maio de 2023

Governo do Piauí lança Pacto pela Educação para fortalecer parcerias com os municípios

Proposta é unificar o calendário letivo e estabelecer metas educacionais compartilhadas.


O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (29), o “Pacto pela Educação”, que cria o Sistema Estadual de Educação  que tem como meta fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios. Dessa forma, o Governo do Estado busca criar ações articuladas e voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais, potencializando a capacidade de cada ente. A solenidade foi realizada no Blue Tree Towers Rio Poty, com a presença do governador Rafael Fonteles; do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; de prefeitos e secretários municipais de Educação dos 224 municípios, além de outras autoridades.

O programa faz parte das ações do Acelera Seduc e incluem três metas principais: o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Novo Programa de Transporte Escolar (Proete) e ações de colaboração e cessão de móveis, imóveis, materiais didáticos e professores.

Com o pacto, a ideia é também unificar o calendário letivo e estabelecer metas educacionais compartilhadas. Assim, com o pacto, os municípios devem seguir as orientações do Estado para o preenchimento do censo escolar, realização de avaliações dos alunos e outras avaliações.

“Todos sabem que, prioritariamente, os municípios cuidam da educação infantil e do ensino fundamental e o Estado fica responsável pelo ensino médio e técnico. E para garantir uma educação de qualidade, essa parceria é fundamental para que crianças e jovens tenham acesso a melhores metodologias, estruturas, para garantir a aprendizagem na idade correta e com isso a gente transforme a educação do Piauí na melhor do Brasil”, explica o governador Rafael Fonteles.

Dentro do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o Governo do Estado vai investir R$ 34 milhões para beneficiar cerca de 200 mil crianças entre zero e sete anos, reduzindo a distorção idade-série. “Queremos que todas as crianças do Piauí, ao completar o 2º ano do ensino Fundamental, em torno de sete anos de idade, tenham a leitura, a escrita e o letramento matemático, alcançados porque assim, ela pode seguir no ensino fundamental e chegar até o ensino médio e superior, aprendendo o que deve aprender na idade correta”, ressalta o governador.

Já para o novo Proete, os municípios que aderirem ao programa terão um aumento no valor do repasse para 100%. O programa ainda inclui a criação de um canal para o registro de ocorrências relacionadas ao serviço de transporte escolar e um sistema de rastreamento de rotas. Deste modo, o programa vai beneficiar 65 mil estudantes com um investimento de R$ 146 milhões. As mudanças no transporte escolar ainda vão gerar uma economia de R$ 15 milhões por ano.

“O pacto cumpre mais uma meta do plano de governo que é o fortalecimento da cooperação entre Estado e municípios na área da Educação. Nós estamos hoje formalizando o sistema estadual da Educação e o pacto pela Educação para que a gente possa avançar na qualidade da educação do Piauí”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O Prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, representou a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e disse que a expectativa é a melhor possível. “O pacto vai transformar a educação do estado e não tenho dúvida de que todos nós, prefeitos, iremos fazer um trabalho para que os municípios possam fazer adesão ao pacto e juntos transformarmos a educação dos jovens piauienses”, disse.


Prêmio Alfa-10

Durante a solenidade de assinatura do Pacto pela Educação, o governador Rafael Fonteles fez a entrega do Prêmio Alfa-10, que beneficia as escolas públicas estaduais e municipais do território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPaic).

Os valores da premiação variam entre R$ 80 mil e R$ 60 mil por escola premiada, dentro dos critérios do prêmio. Um investimento de R$ 1.100.000,00 destinados às escolas contempladas na primeira edição do prêmio.

Nesta primeira edição foram premiadas 12 escolas: Escola Reunida Francisco das Chagas Sousa (São José do Divino); E. M. Almerinda Da Fonseca (Bom Jesus); U. E. Gabriel Lima (Castelo Do Piauí); E. M. Padre João Batista Gougeon (Água Branca); U. E. Monsenhor Uchôa (Domingos Mourão); E. M. FLORESTA Moderna (Bom Jesus); E. M. Tia Amélia (José De Freitas); U. E. Dirceu Mendes Arcoverde (Floresta Do Piauí); E. M. Virgínia Freire (Coivaras); U. E. Jorge Rodrigues Dos Santos (Currais); E. M. São Francisco (Inhuma) e E. M. Orlando Geraldo Rego De Carvalho (Teresina).

Fonte Ccom PI.

Deputado tem atuado em matérias urgentes e tem plano para garantir mais ações para Timon


O deputado tem buscado investir em ações urgentes, mas também elabora e plano definido  com novos investimentos em Timon.

Definido como pré-candidato a prefeito de Timon e em pré-campanha pela cidade com inúmeros compromissos na zona rural e urbana, principalmente nos finais de semana, pois divide seu tempo com as ações parlamentares de liderança do governo Carlos Brandão, na Assembleia, o Deputado Rafael é entre todos os se apresentaram até aqui na disputa o que tem avançado no planejamento com vistas às interferências necessárias para atender aos anseios da população em vários quesitos que vem sendo cobrados pelo povo timonense.

O Deputado tem equipe de marketing e marqueteiro definidos, e, vem mantendo encontro e reuniões técnicas em todas as áreas da gestão pública avançando num plano de governo para apresentar com medidas que buscam para Timon soluções dos enormes problemas nos setores importantes como educação, saúde, infraestrutura e segurança e em outras não menos prioritárias. Essas reuniões estão dentro de uma estratégia de campanha que o blog prefere não adiantar.

O Deputado Rafael, que tem proximidade com o governo estadual e com o governador Carlos Brandão, pois foram durante os seus dois mandatos que o governo, atendendo suas solicitações, investiu milhões de reais em grandes obras de alcance social em Timon como: a instalação do primeiro restaurante popular, reconstrução de escolas e da ceasa, ruas dignas, ginásios de esportes, pontes e outros investimentos associados em bem estar e segurança da população.

Nesse último, o Deputado Rafael não foge à realidade de que existe a necessidade de investimentos para conter, combater e evitar que os índices de violência aumentem na cidade, por isso, e com bases em dados quantitativos e informações qualitativas, tem buscado junto ao governador e comando geral da PM do Maranhão maiores investimentos para o setor como novas viaturas e lotação de pessoal.

Mas é no comando local que o Deputado Rafael vem buscando de forma mais efetiva e executiva ações de combate a criminalidade. Com isso, e por interferência e recomendação do Deputado, a polícia de Timon está mais presente nas ruas com ações e operações constantes nas ruas, avenidas, bairros e estradas que dão acesso as localidades da zona rural.

A diminuição dos avanços dos grupos faccionados, das milícias e de todas ações criminosas tem sido pauta constante nas ações do comando e é dentro desse quadro de ação que a PM,. através do Comando do 11° BPM e da Companhia, além de outras ações de integração de todo o sistema, que o Comando Geral espera dar uma resposta que a população cobra e que os resultados começam a ser visíveis, inclusive, com a excelente receptividade da população em poucos dias das ações.

É isso!

27 de maio de 2023

Deputada Janaina Ramos, uma voz constante na defesa dos direitos da criança e do adolescente.



Além de projetos já protocolados por ela para  defender essa bandeira, a parlamentar também tem se utilizado das redes sociais para manifestar indignação acerca de casos de abusos que acontecem contra crianças e adolescentes, mais especificamente no estado do Maranhão. Ela também incentiva a população a denunciar diante da menor suspeita.

Você sabe como denunciar casos como o citado pela deputada Janaina? É fácil! Você pode ligar para o disque 100 e também pode denunciar para o Conselho Tutelar da sua cidade. Esquecer é permitir. Falar é combater. Faça bonito, denuncie!


Educação: caminho de oportunidades e transformação social


Investimentos em educação vão além de construir ou reformar escolas, transcendem capacitar professores para ajudar a melhorar o rendimento escolar de estudantes. Priorizar a educação significa preparar caminhos para contribuir na formação integral do aluno, possibilitando oportunidades para a transformação de sua vida. No Maranhão, o número expressivo de estudantes egressos da rede estadual matriculados na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2023, é um dos bons exemplos de valorização educacional, e demonstra que as ações do Governo do Estado estão dando certo. 

“Educação e oportunidades sempre devem caminhar juntas, e esses dados divulgados pela Uema revelam que a educação do Maranhão tem avançado nos últimos anos. A entrada de estudantes da rede pública na instituição de ensino superior estadual fortalece a nossa luta pela democratização do acesso à educação, e garante condições necessárias à melhoria de vida dos maranhenses”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Os dados divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prog) traçaram o perfil socioeconômico dos alunos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) que se matricularam na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em 2023. De acordo com o levantamento, 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da Uema em 2023. Desses, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos.

Perfil socioeconômico dos alunos matriculados nos últimos 5 anos Uema

Em 2019, 76,20% dos estudantes matriculados na Uema vieram de escolas públicas. Já em 2020, no ápice da pandemia, houve uma ligeira queda nessas matrículas com o percentual de 75, 40%. Em 2021, o número voltou a crescer atingindo 76%, e chegando a 77,30% em 2022. Este ano, o percentual alcançou 79,20%.

Algumas ações

Ao longo dos anos o Governo do Maranhão tem realizado diversas ações para fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso de estudantes às universidades, como melhorias nas estruturas das escolas, capacitação constante de professores, simulados online pela Plataforma Gonçalves Dias, Projeto Terceirão não Tira Férias, que acontece anualmente durante as férias, implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), entre outras ações.

Educação transformando vidas

Investimentos em educação produzem resultados marcantes e transformam vidas. Foi o caso de Keliane dos Santos Caldas, 18, ex-aluna do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, escola estadual em São Luís. Ela conquistou o 1º lugar no Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e foi a primeira pessoa da sua família a ingressar em uma universidade pública.

“Minha mãe chorou mais do que eu. Ela viu e me acompanhou durante todo esse processo. Sempre dizendo: você vai conseguir, você vai passar. Agora quero me formar e ser uma grande professora”, afirma Keliane.

No dia da aplicação do Processo Seletivo de Acesso À Educação Superior (Paes) da Uema, Keliane teve uma crise de ansiedade e pensou em desistir na hora da prova. Ela conta que conseguiu se reequilibrar e finalizou a prova. “Eu lia e relia as questões mais de mil vezes e não conseguia pensar. Comecei a suar muito, sentir vontade de vomitar. Mas no final, deu tudo certo e eu consegui”, rememora. 

Filha de pais autônomos, Keliane acredita que a educação tem o poder transformador. “A educação é importante para gente entender o mundo, as pessoas, para ser um bom cidadão. O importante é não desistir em meio às dificuldades, porque a gente sabe que são muitas, ainda mais para alunos de escola pública. Acredite nos seus sonhos, todos podem conseguir”, destaca a jovem. Fonte/Secom-MA.

PPA vai incluir multimodal que liga o Piauí de Norte a Sul

 


O anúncio foi feito pelo Governador Rafael Fonteles durante plenária do PPA no Piauí

Nesta sexta-feira (26), o Piauí recebeu a sétima plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027. O governador Rafael Fonteles participou da plenária junto a ministros e comemorou que o PPA vai permitir obras hídricas, rodovias e um multimodal que vai ligar o Sul do Piauí, com forte produção de grãos, até o litoral, onde deve ser implantado o Porto de Luís Correia (PI).


Fonteles ressalta a importância da participação do piauiense neste processo. “Precisamos ter sintonia com os movimentos sociais e isso dá trabalho. Tem que fazer reuniões longas, rodar o Brasil. E assim fazemos a democracia. O Piauí vai mostrar o que é prioridade. No eixo de infraestrutura, colocamos obras importantes para nosso estado”, declara.

Abrindo a plenária, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, explicou que são 28 programas agrupados pelo Governo Federal que deverão ser trabalhados em plenária. “As condições para trabalhar o social são fundamentais. Estamos em fase de decidir o plano para vários anos. O que estamos fazendo em vários estados é mostrar, do ponto de vista regional, quais são as prioridades. Os recursos assegurados para o social precisam de uma integração. Quem vive em extrema pobreza e recebe o Bolsa Família não precisa apenas dessa renda. Tarifa Social, Agro Para Todos, Minha Casa Minha Vida. Vamos atender quem mais precisa. Trago o abraço de Lula e vamos tirar mais uma vez o Brasil do mapa da fome, da vulnerabilidade nutricional. E até 2026 vamos diminuir a pobreza e a e extrema pobreza no Piauí e no Brasil”, disse.


Em seguida, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que os encaminhamentos da plenária vão construir o PPA, que será apresentado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto. “Hoje estamos cumprindo a determinação do presidente Lula. Ele pediu duas coisas para mim. A primeira que eu cuidasse do orçamento do Brasil. A segunda era a participação do povo. Quem vai dizer as prioridades é o povo. Então vamos percorrer o Brasil para ouvir a sociedade. A única pergunta de hoje é: que Brasil e Piauí vocês querem para os próximos quatro anos?”, considera.

Ministra Simone Tebet discursa na plenária

Secretário-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, citou o poeta Torquato Neto ao dizer que, no Piauí, “só quero saber o que pode dar certo”. “Estamos na terra de uma escrava chamada Esperança. Esperança Garcia! A primeira mulher advogada do Brasil, que escreveu uma carta, uma petição. Essa é a cara da gente piauiense. E o planejando do Brasil tem que ter a cara do povo brasileiro. Nós estamos escrevendo, governo e povo, um novo capítulo histórico do Brasil”, acrescenta.

Os movimentos sociais tiveram destaque durante a plenária. Mãe Joelfa de Xangô, ialorixá do Ilê Axé Obá Orum Quilombo do Pai Zé Pretinho, ressalta que a população de raízes afrodescendentes deve ser inclusa no orçamento. “Nossa participação é no sentido de reduzir as desigualdades sociais e o racismo, que ainda está presente de forma institucional. Além disso, o respeito ao povo de terreiro. Juntos somos maioria e não uma minoria”, revela.

A plenária no Piauí contou com ampla participação popular. Ao todo, mais de 85 mil pessoas participaram, através da internet, em nível nacional, da construção do PPA.

Fonte Ccom PI.



26 de maio de 2023

Governo do Maranhão e Governo Federal celebram parcerias para ações de assistência social e combate à fome


Uma série de novas medidas para combater a fome e ampliar a assistência social a populações vulneráveis que vivem no Maranhão foi celebrada na quinta-feira (25), durante o Encontro Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com parte da agenda do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) no estado. 


O evento foi realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e contou com a participação do governador Carlos Brandão, secretários de Estado, parlamentares e outros representantes do Governo Federal. 

Durante o evento, o Governo do Maranhão e o Governo Federal assinaram protocolo de intenções que prevê medidas como o Lançamento do Programa de Combate à Fome; a assinatura do edital 2023 do Programa Formando e Cozinhando; a assinatura do convênio para o programa Tarifa Social de Água e Energia e o lançamento do edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Leite.

Antes do Encontro Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o ministro Wellington Dias e sua equipe conheceram de perto algumas políticas exitosas, adotadas no Maranhão, em combate à insegurança alimentar no estado, como é o caso da rede estadual de Restaurantes Populares, que oferece alimentação com qualidade nutricional e preço baixo em 152 municípios maranhenses. Com 168 Restaurantes Populares implantados, essa já é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. 

“Fiz questão de levar o ministro Wellington Dias para almoçar em um Restaurante Popular, para ele entender como funciona. Ele conversou com as pessoas que estavam na fila para saber se a comida era boa e se o preço era bom e as duas respostas foram favoráveis. Hoje a gente atende cerca de 608 mil pessoas no maior programa de segurança alimentar da América Latina. Estamos colocando esse programa à disposição do Brasil, para que a gente possa vê-lo ampliado para outros estados”, disse o governador Carlos Brandão.  

Antes do evento no Palácio Henrique de La Rocque, o ministro Wellington Dias e sua equipe almoçaram no Restaurante Popular em funcionamento no bairro João de Deus, na capital maranhense. 

Equipamentos públicos de alimentação e nutrição que integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os Restaurantes Populares oferecem refeições a preços simbólicos, com café da manhã a R$ 0,50 e almoço e jantar a R$ 1,00 cada. Em todo o Maranhão, a rede de Restaurantes Populares distribui cerca de 170 mil refeições diárias. 

Na sequência, já no pátio do Palácio Henrique de La Rocque, o governador Carlos Brandão apresentou ao ministro carrinhos do programa Mais Renda, iniciativa que visa oportunizar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social

Os beneficiários do Mais Renda recebem qualificação, kit de negócios, composto por fardamento oficial, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados à venda de alimentos ou no manuseio da área da beleza, além de R$ 500,00 para operacionalização inicial dos microempreendimentos.

“Nós pudemos conhecer essa experiência da rede de Restaurantes Populares. Nosso desejo é integrar essa ação, garantindo um Brasil sem fome e um Maranhão sem fome, tirando as pessoas da pobreza, por meio do emprego ou do empreendimento”, afirmou o ministro Wellington Dias.  

Formando e Cozinhando 2023

Outro projeto autorizado durante a visita do ministro Wellington Dias ao Maranhão foi o lançamento dos editais da edição 2023 do Programa Formando e Cozinhando, desenvolvido pela Sedes. 

O projeto social Formando e Cozinhando tem como objetivo promover a qualificação das habilidades para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de 2 anos e idade igual ou superior a 21 anos, por meio de aulas teóricas e práticas, com formação em Cozinha Básica. 

Durante as aulas, todos os alunos selecionados recebem uma bolsa auxílio mensal, no valor de R$ 500,00, como estratégia de acesso e permanência em sala de aula. 

Chegando em sua terceira edição em 2023, o Formando e Cozinhando apresenta novas metas e oportunidades, com a ampliação do número de vagas para o Curso de Formação Básica em Cozinha para mais de 500 maranhenses de baixa renda, sendo 50 vagas para o município de São Luís; 30 vagas para Merendeiras de Escolas Estaduais e 300 vagas para população identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Nesta edição também serão lançados os projetos-pilotos Formando e Cozinhando em municípios que compõem o Parque dos Lençóis Maranhenses, Rota dos Guarás, Rota das Emoções e Chapada das Mesas. 

Igor Mascarenhas foi aluno destaque da turma 2022 do Formando e Cozinhando. Ele entregou nas mãos do governador Carlos Brandão, itens de sua produção, já como aluno formado no projeto. Atualmente Igor já possui o próprio empreendimento no ramo de hamburgueria e parabenizou a iniciativa estadual.  

“É uma satisfação enorme. O curso nos proporcionou conhecimento e nos preparou para o mercado de trabalho, que vem crescendo tanto na gastronomia, quanto no turismo. Esse novo edital que foi lançado agora representa o valor que o Estado dá para novos empreendedores e isso vem para alavancar ainda mais a economia do Maranhão”, elogiou Igor Mascarenhas. 

Tarifa Social e Programa de Aquisição de Alimentos

Outros dois compromissos assumidos durante o Encontro Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome foram a assinatura do convênio para o programa Tarifa Social e o lançamento do edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Leite. 

A Tarifa Social é um benefício que ajuda na redução da taxa de energia em até 65% do valor cobrado para famílias inscritas no CadÚnico. Para indígenas e quilombolas, o desconto pode chegar até 100% sobre a parcela do consumo. 

Cada família tem direito ao benefício em apenas uma unidade consumidora. O tipo de ligação da unidade pode ser monofásica, bifásica ou trifásica, independentemente do valor consumido. 

Já o aditivo do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite tem como objetivo garantir a prorrogação do prazo de vigência até o dia 31 de dezembro de 2023 e tem como meta distribuir 2.826.164 litros de leite, atendendo 10.442 beneficiários em situação de insegurança alimentar e nutricional e 369 entidades em 80 municípios no estado. O valor constituído por repasse e contrapartida é de R$ 14.565.967,62. 

Apoio federal para os Restaurante Populares

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, durante a agenda no Maranhão, o ministro Wellington Dias sinalizou ainda, aporte no valor de R$ 30 milhões em incremento à rede de Restaurantes Populares do Maranhão. 

Com o recurso, os Restaurantes Populares passarão a oferecer cursos de qualificação em áreas como confeitaria e panificação para estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira, como explicou o secretário Paulo Casé.  

“Uma agenda muito positiva para o nosso estado do Maranhão. Trouxe esperança para gente combater e erradicar a fome tanto no nosso país, como no nosso estado. O ministro já dispôs R$ 30 milhões para cofinanciar os Restaurantes Populares, isso vai permitir a expansão dessa grande rede, que já é a maior da América Latina, para todos os municípios do Maranhão. Vamos estruturar ainda mais esses equipamentos sociais, com cursos de capacitação, cursos rápidos de salgados, confeitaria e pães”, disse Paulo Casé.

O Encontro Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome contou ainda com a participação dos deputados federais Márcio Jerry e Pedro Lucas e dos deputados estaduais Carlos Lula e Neto Evangelista, este último, representando a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale. Fonte/SecomMA.

Dinair Veloso "incha" folha de pagamento de seu gabinete em 2022 para quase 5 milhões de reais

O dinheiro  gasto com o gabinete da prefeita de Timon, daria para o munícipio avançar em ações na saúde dos timenonses.


A Prefeita Dinair Veloso pagou quase 5 milhões de reais com a folha de pagamento de seu gabinete no ano passado. Mais de 1 milhão e 220 mil reais foram gastos a mais em 2022, segundo ano da gestão em ralação ao seu primeiro ano de gestão. São inúmeros cargos nomeados para atender seu gabinete, um impossível de abrigar a quantidade de servidores que recebem como assessores especiais com salários de até 6 mil reais ou em outras funções.


Folha de pagamento de 2021 do Gabinete da Prefeita

Folha de pagamento de 2021-Complemento

De acordo com levantamento feito pelo BDRonline, em 2021, primeiro ano da gestão da prefeita, a gestora gastou com a folha de pagamento 3 milhões 684 mil e já em 2022, ano de eleição estadual, a gestora inchou a folha de pagamento de seu gabinete com o valor estratosférico de 4 milhões e 904 mil reais, ou seja, de ano para o outro a folha de pagamento do gabinete subiu mais de 1 milhão de 220 mil reais um custo alto para uma cidade que enfrenta sérios problemas com infraestrutura, saúde, assistência social e em quase todos os setores da gestão, a própria prefeita admite dificuldades por conta da falta de recursos.

Folha de pagamento 2022

Folha de pagamento - complemento 2022

A maioria dos cargos que recebem a soma de quase cinco milhões são preenchidos por ex-vereadores, ex-secretários, ex-assessores remanescentes da gestão do ex-prefeito Luciano Leitoa, que não  tiveram oportunidade de assumir cargos na atual gestão, mas que estão pendurados nas tetas da prefeitura recebendo altos salários no gabinete da prefeita. Além disso, existe na folha parentes de vereadores.

Timon tem um orçamento anual para investimento em mais de meio bilhão de reais, 10 por cento desse recurso, que deveria somar ao que pode ser investido em melhorias e benefícios na cidade são utilizados para o pagamento de folha a servidores que não comparecem ao trabalho, não dão expediente e muitos  deles, a prefeitura não tem o controle de saber onde eles estão.

De acordo ainda com o levantamento, a prefeita pretende gastar ainda mais com a folha  de pagamento dos últimos dois anos de sua gestão.

25 de maio de 2023

Dia Nacional da Adoção: mãe que adota tem os mesmos direitos da mãe biológica


Por Elainy Castro
 

A data de 25 de maio marca o Dia Nacional da Adoção, instituído através de uma lei no ano de 2002 com o objetivo de relembrar o propósito do ato de adotar. Em todo o país, no ano de 2021, havia 46.390 pretendentes cadastrados para adotar e 3.770 crianças e adolescentes aptas para adoção. Os dados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Ao adotar o novo integrante da família, a vida muda completamente e isso significa que a rotina fica alterada até que seja estabelecida outra. Nesse momento de mudança, é necessário saber que alguns direitos são garantidos por lei, incluindo os trabalhistas, como explica a professora do Centro Universitário Estácio, Thaina Santos de Abrantes Bacellar, que é mestre em direito e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Um dos direitos destacados pela profissional é o de licença maternidade. Thaina explica que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não pode haver diferença na licença-maternidade concedida à mãe biológica e à mãe adotante: ambas têm direito a, no mínimo, 120 dias. “Além disso, se o empregador participar do Programa Empresa Cidadã, a licença pode ser de até 180 dias. Contudo, em caso de adoção ou guarda judicial conjunta, a licença será concedida a apenas um dos adotantes ou guardiões”, orienta. A especialista reforça que, ao garantir a mães biológicas e adotantes o mesmo período de licença maternidade, a lei preserva o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Assim como as mães biológicas, as adotantes também têm direito a um período de estabilidade no emprego: isso significa que ela não pode ser dispensada do emprego por, pelo menos, cinco meses a partir da data da adoção, exceto por justa causa. “A lei assegura esse período de adaptação, que é fundamental para estruturar a nova família. Então, se a mãe for demitida de forma injusta, pode reivindicar seu retorno ao serviço e demais direitos trabalhistas”, afirma Thaina.

A profissional explica que a Constituição Federal não faz distinção quanto aos filhos naturais e adotivos. Deste modo, não faria sentido um tratamento distinto aos pais adotantes em relação aos biológicos. As mães também podem pleitear o salário-maternidade, em que o pai ou a mãe que adotar ou obtiver guarda para fins de adoção tem direito ao benefício durante os 120 ou 180 dias de licença-maternidade. A mãe adotante também pode fazer pausas para amamentação: são dois descansos diários de meia hora cada um, destinados à alimentação do bebê até que este complete seis meses de vida.  

O direito também vale para casais homoafetivos, mas, nestes casos, a especialista ressalta que os benefícios só serão direcionados a um dos cônjuges. “E, no caso da adoção de mais de uma criança ao mesmo tempo, só será concedida uma licença-maternidade. Portanto, os benefícios não são acumulativos”, orienta.